Arte em fita cassete. Conheça o trabalho do francês Benoit Jammes

Imagine poder transformar uma porção de fitas cassetes, sem tanta utilidade nos dias de hoje, em arte. Recentemente eu conheci o trabalho do francês Benoit Jammes e amei tanto, que na mesma hora mandei um e-mail para conhecer um pouco mais sobre a sua arte, e trazer essa novidade para os leitores do Pop Notes.

Ele que é designer gráfico, tem 32 anos e mora próximo a Paris, me contou por alto como surgiu essa ideia de transformar as fitas cassetes em verdadeiras obras de arte. Tudo aconteceu porque Jammes havia encontrado uma porção de fitas cassetes, e simplesmente não poderia se desfazer de um ícone que marcou toda uma geração, e principalmente a sua infância. Foi aí que ele decidiu dar uma nova utilidade a elas, fazendo uma arte que vem do apelo sonoro, para o apelo visual. E o resultado não poderia ter sido outro além de fantástico.

benoit 8

benoit 1

benoit 2

benoit 4

benoit 5

benoit 6

benoit 7

 

Com muita criatividade, utilização de diversas referências (TV, Cinema, Moda, Pop Art por exemplo), um pouco de humor e, sem dúvidas, um talento nato para a arte, ele conseguiu dar uma nova vida e cara a um objeto que foi um ícone dos anos 80.

Quando perguntado sobre o que as pessoas achavam de seu trabalho ele respondeu: “Acho que as pessoas da minha geração criam uma relação com este trabalho. Muitos apreciam o lado engraçado disso, as referências. Eles ficam felizes de ver que estas fitas cassetes antigas conseguiram ganhar uma nova vida.”

Sobre outros trabalhos, Jammes responde: “Eu tenho muitos projetos em andamento: obras de arte em madeira, desenhos. Gosto de fazer coisas muito diferentes e criativas.”

Eu simplesmente amei o trabalho dele, e se você também gostou, não deixe de conferir esse e outros trabalhos do Jammes no site benoitjammes.com e também no flickr.com/photos/sisimissa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *